POLITICA DE SUSTENTABILIDADE

SISTEMA DE GESTÃO AMBIENTAL

O Paraná Hotel Express conta com um projeto moderno e confortável para seus clientes. E seu layout dispõe de recepção, 41 apartamentos, auditório, bar/lounge e sala de TV.

Os efeitos impactantes das atividades comerciais, serviços e industriais, tanto em termos positivos e negativos, são evidentes.

No que tange as questões ambientais relativas ao Hotel, este tem primado por minimizar e mitigar impactos negativos e otimizar os positivos.

Visando criar estratégias específicas e metodologia para desempenho ambiental favorável, adotou medidas mitigadoras em seu Sistema de Gestão Ambiental.

Segundo Barbieri, Sistema de Gestão Ambiental são as atividades administrativas e operacionais inter-relacionadas para identificar os aspectos ambientais de uma organização e propor medidas para evitar impactos ambientais (BARBIERI, 2013).

De acordo com a NBR ISO 14001, o Sistema de Gestão Ambiental é a parte de um sistema de gestão da organização voltada para desenvolver e implementar sua Política Ambiental e gerenciar seus aspectos ambientais. Esse sistema deve ser bem estruturado e integrado com os objetivos da organização, e deve ter o comprometimento de todos os níveis e funções da organização.

No que se refere à Política Ambiental, vem descrever a declaração da organização na qual ela apresenta suas intenções e princípios em relação ao desempenho ambiental (NBR ISO 14000).

Reforçando, a Política Ambiental declara o comprometimento ambiental da gestão da organização com as partes interessadas, os stakeholders, sendo documentada e comprometida com os colaboradores, e abranger a busca constante pela melhoria do desempenho ambiental, somado ao atendimento as regras ambientais.

Em sua política ambiental, o Hotel, assumiu a questão ambiental no seu planejamento estratégico. Promove a educação ambiental entre seus colaboradores e clientes como uma das diretrizes de sua política de meio ambiente e busca atender as exigências ambientais.

Em sua política ressalta-se o seu compromisso:

Gerenciamento de resíduos: identificar, segregar, armazenar e destinar, legalmente, os resíduos gerados (sólidos e esgoto sanitário), e otimizar o uso de recursos naturais.

Como compromisso ambiental de sua política, podemos destacar:

Gerenciamento de Resíduos

- Geração de resíduos sólidos: são segregados conforme sua tipologia em perigoso e não perigoso. Os resíduos não perigosos são destinados para a reciclagem e os rejeitos para o aterro sanitário.

Já os resíduos perigosos, tais como: lâmpadas, pilhas, toners e sobras eletrônicas são utilizadas a norma da Logística Reversa e destino a reciclagem.

Para o armazenamento e destino final dos resíduos de reformas e construção civil, contrata se empresas especializadas, as quais oferecem containers de sobras de obras e são coletadas e destinadas a aterros específicos.

- Geração de esgoto: o esgoto oriundo de pias, banheiros e limpeza em geral, são destinados a uma caixa armazenadora de concreto, tampada e com respiro. Esse material é coletado, frequentemente, por empresa especializada e destinada a Companhia de Saneamento do Paraná para seu tratamento.

Otimizar o uso de recursos naturais

- treinamento e palestra para colaboradores sobre reciclagem e sustentabilidade;

- cartazes informativos para conscientização de colaboradores sobre economia de água, energia elétrica e reciclagem;

- conscientização de clientes através do site do hotel e adesivos nos quartos para economia de água, energia elétrica e reutilização de roupas de cama e toalhas;

- controle energético: visando reduzir o gasto energético;

- controle do uso de água;

- espaços com luz natural;

- uso de lâmpada LED (ligthing emitting diode) em seu layout;

- uso de sensores de acendimento da iluminação em corredores e banheiros sociais;

- quartos com abertura via cartão automatizado para ligar e desligar aparelhos e luzes;

- o frigobar disponível nos apartamentos é ligado somente quando o hóspede solicitar;

- rotina de desligamento da iluminação de espaços que não estão sendo utilizado;

- as torneiras possuem arejadores para economia de água;

- o sabonete e shampoo são disponibilizados líquidos em dispenser, e seu abastecimento é realizado por galões de 05 litros retornáveis ao fornecedor reduzindo a geração de resíduos de embalagens individuais;

- a lavanderia responsável pela higienização das toalhas e enxoval de cama é terceirizada para evitar desperdício no uso da água;

- jardinagem regada com equipamento automatizado para evitar desperdícios.

Outras medidas para mitigar impactos ambientais:

- divulgação entre clientes e colaboradores da política de sustentabilidade da empresa;

- manter um contrato vigente com uma Gestora e Tecnóloga Ambiental para auxiliar na visão sustentável da empresa;

- manutenção de equipamentos, periodicamente.

- uso de papel A4 de árvores de reflorestamento;

Monitoramento e documentação

O Hotel arquiva todos os certificados de destinação de resíduos e por meio destes documentos mantém o monitoramento dos montantes de resíduos gerados. E estabelece novas metas a partir desse monitoramento.

Melhoria continua

O Hotel em parceria com outros investidores de seu bairro e a SANEPAR – Companhia de Saneamento do Paraná projetaram um armazenamento de esgoto sanitário com recalque direto ao sistema de tratamento de esgoto da própria SANEPAR.